Algures no mundo

“Wha is ió addre?”

Leave a comment

Tenho que admitir que não é fácil entender chineses a falar inglês. Ou asiáticos, for that matter.

Quando estão cara-a-cara, resulta. Ou vai resultando. Entre ler nos lábios e ouvir com muita muita atenção, e perguntar “come again” duas vezes, percebe-se a mensagem. Mas e quando é ao telefone? É um santo desespero.

Estou dez horas para entender um simples: “what is your address?”. Junta-se uma voz anasalada, a comer partes das sílabas, a falar rápido e baixinho. Minha gente, isto não é nada fácil. Acabo sempre a dizer: “ah e tal, a ligação não está muito boa, pode por-me por email tudo isso?” Eu, que adoro resolver tudo ao telefone e diminuir as burocracias.

Respirar fundo. E treinar o ouvido.

Daqui a uns tempos pode ser que melhore. Ou que eu dê só em louca de vez.

Leave a Reply

